FESTIVAL DANÇA BRASIL RIBEIRÃO PRETO
Dia 12 de Maio de 2024

 REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO 

 

I – QUEM SOMOS

Com o intuito de incentivar, estimular e visando ampliar o mercado da dança, o Festival Dança Brasil Ribeirão abre portas para estudantes e profissionais que tenham o propósito de reciclar e trocar suas experiências dentro do universo da dança inspirados artisticamente na busca do profissionalismo que envolve a arte.

 

II – DATA DO EVENTO / FORMATO

O Dança Brasil Festival Ribeirão Preto acontecerá no dia 12 de maio de 2024 na cidade de Ribeirão Preto - SP

 

1 Dança Brasil Festival Ribeirão Preto 2024 acontece em 02 formatos:

A – Mostra competitiva (recebem medalhas, trofeus e certificado de participação)

B – Mostra Kids competitiva somente para: Solos (Ballet Neo Clássico e Clássico de repertório), Conjunto (Ballet Neo Clássico, Jazz, Sapateado e Danças Urbanas) a partir de 03 participantes(recebem medalhas, trofeus e certificado de participação)

 

 III -  LOCAL

Teatro Municipal
Via São Bento - Campos Elísios
Ribeirão SP

Ingressos na bilheteria do Teatro no dia da apresentação a partir de R$70,00 (setnta reais), crianças a partir de 05 anos pagam ingresso, haverá ½ entrada para estudantes com carteira escolar e idosos a partir de 60 anos com RG.

 

IV – INSCRIÇÕES

Encerradas para edição 2024.
 

IV -1 O Diretor/Coreografo deve enviar a ficha cadastral devidamente preenchida com os dados da coreografia sendo 1 ficha completa para cada coreografia inscrita.

-a Cópia do RG de cada participante que deverá ser apresentada no check in no dia da apresentação para distribuição das pulseiras, que devem ser preservadas ate o final das apresentações (havendo perda haverá um valor de R$150,00 para cada nova aquisição de credêncial)

-b Cópia do comprovante de pagamento das coreografias inscritas

IV-2 Dados Bancários para pagamento das taxas de inscrição

Banco Itau AG 1024

C/C 49904-6 – PIX 03010729/0001-37

Festival e Revista Dança Brasil

ATENÇÃO: NÃO SERÃO ACEITAS RESERVAS PARA INSCRIÇÕES.
AS ESCOLAS E GRUPOS SÓ SERÃO CONSIDERADOS INSCRITOS,
APÓS O RECEBIMENTO DAS FICHAS DE INSCRIÇÕES COM O COMPROVANTE DE DEPÓSITO. 

 

IV-3 Taxas

*Solo e Variação de repertorio (masculino e feminino) R$130,00 por coreografia – até 03minutos

*Duos e Pás de Deux R$220,00 (casal) – até 03 minutos

*Grand Pás de Deux de Repertorio R$285,00 (casal) – tempo da obra

*Conjunto a partir de 03 até 30 participantes R$98,00 (por participante) – até 05minutos salvo conjunto de ballet de repertório

*Para cada assistente/coordenador/coreógrafo será cobrada uma taxa de R$35,00 por pessoa

*As coreografias que ultrapassem o tempo limitem permitido serão desclassificadas
*Diretor isento da taxa de inscrição

 

V – CATEGORIAS

a – Kids – 06 a 11 anos (Conjuntos e Ballet Clássico de Repertório)

b – Junior – 12 a 14 anos

c – Sênior – 15 a 17 anos

d – Adulto – a partir de 18 anos

 

VI – GÊNEROS E SUBGÊNEROS PARA AS CATEGORIAS JUNIOR – SENIOR E ADULTO

a-Ballet Clássico de Repertório

*Variação Masculino/Feminina, Pás de Deux, Grand Pás de Deux, e Conjunto

b-Ballet Néo Clássico

*Solo, Mas/Fem. Duo e Conjunto

c-Dança Contemporânea

*Solo, Mas/Fem. Duo e Conjunto

d-Jazz (trabalhos que utilizem as linhas do Jazz – Modern Jazz, Street Jazz, Modern Jazz, Jazz Musical Contemporary Jazz entre outros)

*Solo, Mas/Fem. Duo e Conjunto

e-Sapateado

*Solo, Mas/Fem. Duo e Conjunto

f-Danças Urbanas

*Conjunto

g-Danças Populares / Folclóricas (Expressões ligadas a cultura de um povo, aos seus ciclos festivos e suas tradições)

*Conjunto

h-Dança Criativa (Coreografias que contemplam gêneros diversos criadas para o grupo considerando o nível técnico do elenco)

*Solo, Mas/Fem. Duo e Conjunto

i-Dança de Salão (Diversos tipos de ritmos de dança executadas por um casal)

*Duo e Conjunto.
j-Dança Acrobática (Somente conjuto).
 

VI-1 A alteração de elenco após sua inscrição só será permitida para o subgênero conjuntos, mediante solicitação por escrito.

 

VII- AVALIAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO

a-As coreografias inscritas para participar, serão analisadas por uma banca de jurados composta por profissionais conceituados

VI 1 – CLASSIFICAÇÃO

a-Primeiro lugar – Maior média acima de 9,0 (nove)

b-Segundo lugar – Média imediatamente inferior ao primeiro lugar, acima de 8,0 até 8,9 (oito a oito ponto nove)

c-Terceiro lugar - Media imediatamente inferior ao segundo lugar, acima de 7,0 até 7,9 (sete a sete ponto nove)

VI 2 – PREMIAÇÃO

a- Solos e Duos (pás de deux  e grand pás), classificados em 1a, 2a e 3a lugares recebem Medalhas e certificado de participação.

b- Os grupos premiados em (conjunto) primeiro lugar estão automaticamente selecionados para se apresentar nos palcos abertos do 41 festival de dança de joinville, recebem ainda troféus e certificado de participação 2a e 3a lugares medalhas e certificado de participação

*As mostras avaliadas somente recebem certificado de participação

*As premiações e indicações para prêmios extras ocorrem logo após o final das apresentações

VI 2a- Serão oferecidas bolsas de estudo (Rio Ballet Summer, Atibaia Dance Camp, Internacional Faces Ocultas, Mostra Dança entre outros), Vale assinaturas Revista Dança Brasil e Vale Compras da Só Dança aos participantes que se destacarem no Festival Dança Brasil Ribeirão Preto, assim como passaporte para outros festivais da Liga dos Festivais de Dança, além de 01 jogo de piso linoleo (05 rolos 1,40x10m) para maior média geral em grupo (todos esses prêmios serão determinados pela comissão julgadora).

 

VIII-CANCELAMENTO OU DESISTÊNCIA

a- No caso de cancelamento ou desistência os valores pagos não serão ressarcidos sob nenhuma ipotese.

b- O coreógrafo/diretor deverá encaminhar por e-mail uma carta de cancelamento do grupo até 05/05 de 2024.

 

IV- INFORMAÇÕES TECNICAS DE SOM E LUZ

c- A luz será unica e geral para todos os grupos, apenas com black out após a reverênce que e obrigatória para todas as coreografias em grupo.

b- É obrigatório um representante do grupo na cabine de som/luz para orientação do técnico durante a apresentação

c- As músicas devem ser enviadas até 05.05.2024 via e-mail no formato MP3 e, para segurança do grupo no dia da apresentação, estarem em um PENDRIVE caso aconteça algum problema no momento da apresentação

 

X- RECONHECIMENTO DE PALCO

a- O reconhecimento de palco será feito no dia da apresentação nos horários estipulados pela produção que será encaminhado ao grupo 02 dias antes do evento para organização do grupo/elenco

b- O não comparecimento do grupo durante o reconhecimento  de palco perde direito ao ensaio

*Após o reconhecimento os camarins devem ser imediatamente liberados para os próximos grupos e limpeza ao final dos ensaios
 

XI- DISPOSIÇÕES GERAIS

a-Todos os participantes devem manter silêncio nas coxias e camarins durante as apresentações de outros grupos (podendo o grupo/diretor ser punido).

b - Fica proibido transitar com figurinos fora do local de apresentação, sob pena de eliminação.

c- Não serão permitidas apresentações com aves ou qualquer animal vivo, fogo, plantas e objetos que possam sujar o palco ou atingir a plateia. Fica proibido apresentação de nus, sob pena de eliminação do grupo ou participante.
d- Não serão permitidas as apresentações com conjuntos musicais ao vivo. As músicas devem ser enviadas atnedipadamente  no ato da inscrição no formato mp3 via email 
musica@dancabrasil.com.br citando no e-mail o nome do grupo, Nome da coreografia e nome da(o) solista ou grupo. (É proibido utilizar música em celular) ou através do link www.dancabrasilfestival/musica citando o nome do grupo, nome da coreografia e nome da(o) solista ou grupo.
e- Material cênico de pequeno porte deve ser colocados e retirados pelos elementos do grupo e terão 01m para colocar e retirar o cenário móvel (um representante deve estar na cabine de som/luz para orientar o técnico)

f- Não haverá maquinista sendo assim não podem ser utilizadas varas para adereços / cenários
g- Cada participante ou grupo deverá chegar impreterivelmente uma hora antes do horário de sua apresentação
h- Cada grupo deverá ter um coordenador para organizar o uso dos camarins que serão coletivos.
i- A ordem de entrada nos camarins observará a ordem de entrada em cena.
j- A comissão organizadora e staff não se responsabilizará por perdas de objetos e valores nas dependências do teatro/camarim ou por problemas médicos que possam ocorrer com os participantes durante o evento.
k- O uso da pulseira de identificação será obrigatório durante o evento para os bailarinos, diretores, coreógrafos e coordenadores. Havendo lugar na plateia essa será liberada aos participantes após sua apresentação, com uso das pulseiras de identificação.
l- As imagens dos solistas e grupos participantes do evento poderão ser utilizadas a critério da Dança Brasil para a divulgação de seus eventos. Na qualidade de responsáveis pelos inscritos, o coreógrafo e o diretor da entidade autorizam o uso de imagem do coletivo ou individual do participante, por meio de fotografia e filmagem, para venda e divulgação comercial, estando ciente que não cabe em nenhum momento reclamação alguma, indenização ou mesmo pagamento de valor antecipado ou posterior pelo uso de sua imagem.

m- Ao se inscrever entende-se que os menores de 16 anos, são autorizados pelos responsáveis ou pelo diretor do grupo ou escola a participar deste evento.
n- Não serão permitidas FILMAGEM OU FOTOS. O EVENTO SERÁ REGISTRADO COM EXCLUSIVIDADE POR PROFISSIONAIS.
o- O recolhimento de ECAD e SBAT deve ser realizado exclusivamente pelo grupo, escola ou diretor responsável de cada coreografia apresentada, sendo a organização do evento isenta de tais tributos e fiscalização.
p- O júri é reservado o direito de não conceder ou oferecer todos os prêmios anunciados.
q-
Ao se inscrever, você concorda em participar do Ranking da Liga dos Festivais de Dança (disponível em https://ligadosfestivais.com.br/ranking-brasileiro) juntamente com os bailarinos mencionados na ficha de inscrição que também foi enviada.
r- Casos omissos serão analisados e julgados pela organização.

banne rodapé.jpg